Boletim Teologia Nordeste N°30 - 2021

Boletim Teologia Nordeste N°30 - 2021
Julho 2021

Boletim Teologia Nordeste N°30 - 2021
 
 
- 11ª Semana Teológica Pe. José Comblin. Está confirmada a data da Sessão de Encerramento da Semana, sábado 25 de Setembro, com a presença da Pastora Romi Márcia Bencke, Secretária-Geral do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs). Vários grupos estão refletindo sobre o tema desta Semana: “Comunidades Cristãs e Corpos políticos, em diálogo; à luz do Movimento de Jesus”.
 

- O Grupo Comblin vem divulgando alguns textos de estudo sobre o tema da Semana que se encontram no Site teologianordeste.net, a serem refletidos individualmente ou nos grupos interessados:

- Comunidades Cristãs e Corpos Políticos, em diálogo; à luz do Movimento de Jesus (de Hermínio Canova).

- Comunidade, Corpus Políticos, em diálogo à luz do Movimento de Jesus (de Rolando Lazarte).

- Corpos Políticos, corpos transgressores à luz do Movimento de Jesus ( do Coletivo de Mulheres Feministas: Edna Maria, Elinaide Carvalho, Jessica Silva, Jardene Soares e Juliana Henrique).

- Los diversos orígines del cristianismo. Una visión de conjunto (30-70 d. C.), (do teólogo chileno Pablo Richard).

- Outros textos estão em construção.


- Asambléa Eclesial de América Latina y Caribe, será realizada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, de 22 a 28 de Novembro. Muitos grupos e comunidades estão respondendo ao Questionário da Escuta, levantando sugestões, desafios e propostas de mudanças na Igreja Católica do continente. Importante e delicado serão os momentos seguintes do Discernimento e das Decisões.
 



- Colocamos no Site o texto de Roberto Malvezzi: “Quando a paróquia vira um inferno”. Depois da leitura somos convidados a manifestarmos nossa solidariedade ao Pe. Lino Allegri, de Fortaleza. Admiramos o testemunho corajoso de Lino e a coerência evangélica da vida dele.
 
- A EFM, Escola de Formação Missionária, de Santa Fé (Solânea, Paraíba), vem promovendo alguns Encontros-Temáticos virtuais em preparação do Curso presencial que será realizado em Janeiro de 2022, se a conjuntura sanitária for favorável. No dia 18 de Julho passado o tema do encontro foi: “Beleza e Espiritualidade do Ofício Divino das Comunidades”, com a participação de Marcelo Gomes (do grupo Rede Celebra). O Próximo encontro temático será no dia 22 de Agosto, sobre História da Igreja da América Latina, com Frei Roberto Eufrásio de Oliveira.
 
 



Remover assinatura

 

 

Email built with AcyMailing