Teologia Nordeste N°34 - 2022

Teologia Nordeste N°34 - 2022
Abril 2022

Boletim Teologia Nordeste N°34 - 2022
 
 
- O Grupo Comblin de João Pessoa realizará um encontro no final do mês de Maio, como primeira Jornada da “ XIIa Semana Teológica Pe. José Comblin, em 2022”, no Centro de Formação de Café do Vento (Sobrado). Deste encontro sairão alguns subsídios para que outros grupos possam participar e contribuir na caminhada da Semana. A Jornada conclusiva acontecerá no mês de Setembro.
 

- Aconteceu domingo 27 de Março um Encontro Celebrativo da memória dos 99 anos de nascimento e dos 11 anos de falecimento do Pe. José Comblin; em Santa Fé de Ibiapina, Solânea (PB): 23 de Março de 1923 - 27 de Março de 2011. No próximo ano, de 24 a 26 de Março, será celebrado o centenário de nascimento de Comblin com uma Romaria das Escolas e dos Grupos comblenianos, sempre em Santa Fé-Solânea, onde encontram-se o Memorial Comblin e o túmulo do “profeta da liberdade”.


- Numa live, o historiador Adauto Guedes discursou sobre “Comblin em tempo de ditaduras”, lembrando a importância do método de formação elaborado pelo teólogo a partir da experiência, por ele acompanhada, da Teologia da Enxada. Adauto falou também como Comblin foi vigiado pelo SNI (Inteligência secreta da ditadura) da época, e depois foi expulso do Brasil pelo governo militar. O livro de Adauto sobre o assunto já está publicado.


- No Centro de Formação pe. José Comblin, em Café do Vento-Sobrado (PB) está começando um Curso de Formação Missionária, atividade de parceria entre a CPT-Comissão Pastoral da Terra e a Escola de Formação Missionária da Paraíba. Participa um grupo de militante e agentes desta pastoral.
- Sempre no Centro de Formação de Café do Vento começou um Curso de formação política, com a participação de jovens militantes da região articulados como grupo de “Cidadania em Movimento”. Realizar-se-á neste mês de Abril o segundo encontro de 2022.

- “Helder Câmara, uma vida que se fez Dom”. Foi feito o lançamento deste importante trabalho do historiador Eduardo Hoornaert. Livro publicado na editora Paulus. Neste site tem um interessante e original comentário, sobre o livro, de autoria do educador e sociólogo Alder Júlio.
 


Remover assinatura

 

 

Email built with AcyMailing